Reúna suas tampinhas: tem drive-thru no fim de semana!

Projeto de Curitiba financia castrações solidárias de ONGs parceiras com doações de tampas, lacres e latinhas

 

A edição anterior fez tanto sucesso que Tampinha do Bem Curitiba realizará neste fim de semana, 29/08, mais uma coleta de materiais. O sistema de drive-thru permanece, uma vez que a pandemia do Covid-19 impede que as pessoas se aglomerem, estando o local de portões abertos apenas para receber as doações. Ana Rúbia, idealizadora do Tampinha do Bem Curitiba, conta: “estamos fazendo uma vez por mês, pois ainda não retornamos com todos os postos de coleta, é uma forma de não parar o projeto”.

Funcionará assim: As pessoas que desejam fazer as doações devem ir motorizadas, vestindo máscaras, descendo apenas para entregar as tampinhas e saindo imediatamente. A rapidez é essencial, pelo risco de contaminação, mas também para que todos possam ser atendidos no curto tempo destinado para a ação: apenas das 14h às 16h.

Os materiais devem ser entregues já separados por tipos: 1. tampinhas plásticas; 2. lacres e latinhas amassadas; 3. tampas de metal. Isso pois, no endereço indicado, não serão realizadas separações, apenas o recebimento do material reciclável pronto para destinação. Com esse tratamento prévio, os voluntários do projeto evitam o contato direto com as tampinhas no ato da separação, permanecendo mais protegidos. “O que a gente mais gostou da última vez é que as pessoas levaram tudo separadinho, o plástico separado do alumínio, separado do metal sucata. Isso foi muito bom pois facilitou a separação para gente” complementa Ana Rúbia.

 

Sobre o projeto

Há pouco mais de um ano de atividade, o Tampinha do Bem Curitiba acumula vitórias. 171 animais já foram castrados com dinheiro conseguido nas vendas dos materiais. Os animais são aqueles que permanecem sob os cuidados de ONGs e protetores da região, vinculados ao projeto. Hoje o projeto consegue custear integralmente as cirurgias solidárias de cães e gatos, diminuindo também o número de animais abandonados nas ruas. As fotos dos bichos contemplados são divulgadas na página do Tampinha do Bem.

Por ser um trabalho voluntário, a pandemia atrapalhou as atividades, diminuindo as possibilidades de separações coletivas e suspendendo os tradicionais pontos de coleta. É o sistema drive-thru que tem permitido que as castrações continuem. Sobre o futuro do projeto, Ana Rúbia complementa que “no local as pessoas nos conhecem, podemos conversar e quem sabe conseguir a ajuda de novos voluntários. Além de ajudar o meio ambiente, com um material que ia se acumular nos rios ou ficar jogado nas calçadas, há uma destinação nobre, como a castração de animais que também precisam” finaliza.

 

Serviço:

Drive-thru Tampinha do Bem.

Dia 29/08, das 14h às 16h.

Domingos Fernandes Maia, 688, no Bairro Alto, próximo ao Hospital Vitta da BR-116.

Ir motorizado, com máscara, apenas para a entrega.

Levar o material já separado.

O local NÃO É endereço fixo do projeto, apenas um espaço cedido para a entrega, na data e horário agendados.

Outras informações: www.instagram.com/tampinhadobemcwb